sábado, 13 de fevereiro de 2016

Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti inicia no pátio do Ginásio Nélio Dias no Gramoré

Fotos: Jornal Clarim Natal







Neste sábado, 13 foi o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do vírus da zika. A mobilização nacional ocorreu em 23 Estados e o Distrito Federal. Em Natal a ação se concentrou no pátio do Ginásio Nélio Dias, no Conjunto Gramoré, Zona Norte com a finalidade de alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito.






O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, participou do evento ao lado do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, do governador do RN, Robinson Faria e da senadora Fátima Bezerra. Estiveram presentes também o Vice-governador Fábio Dantas, deputado estadual Fernando Mineiro, vereador Fernando Lucena, secretários municipais e estaduais, Vice-Almirante da Marinha Afrânio Júnior, Coronel Santôro  da Base Aérea,  General Jairo da 7ª Brigada, Comandante Josean, chefe do Estado Maior do 3º Distrito Naval, representantes da Cruz Vermelha, escoteiros, Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar o major Lisboa, Coronel Castelo Branco, Relações Públicas da PM, escoteiros, lideranças comunitárias, o padre Francisco da Igreja Dom Bosco.




 Polícia Civil







As Forças Armadas disponibilizaram 4.500 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica que saíram às ruas para orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Foram distribuídos panfletos informativos e passadas orientações sobre os cuidados para combater o mosquito. Nas casas que estivam vazias, o material informativo foi deixado nas caixas de correspondência.












Após a solenidade, as autoridades acompanharam o trabalho de conscientização junto aos moradores do Loteamento José Sarney que receberam orientações e material educativo para ajudar no combate ao mosquito.























Durante a caminhada foi encontrado um depósito com foco do mosquito e uma grande área de uma escola estadual tomado pelo matagal e mosquito.







Na manhã da próxima segunda-feira (15) o prefeito realizará uma reunião com os titulares das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Educação (SME), Secretaria de Governo (SMG) e Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), às 10h, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, para discutir e ampliar as ações de combate ao Aedes aegypti em Natal.

Durante a abertura do evento o prefeito Carlos Eduardo falou sobre o projeto Vigiadengue: “Temos o projeto Vigiadengue que está produzindo um resultado muito positivo em Natal. Conseguimos reduzir em 79% os números da dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Quero dizer que a Prefeitura está fazendo a sua parte, mantendo as ruas da cidade limpas, trabalhando na conscientização do cidadão e fazendo o combate com os nossos agentes de endemias. Vamos seguir nesse ritmo para espantar o Aedes aegypti do nosso território”.






 Idalécio Maranhão e major Lisboa, comandante do 4º BPM/RN

 




 Milklei Leite e secretária da Juventude do RN Divaneide Basílio







 Jornalista editora do Jornal Clarim Natal Waldilene Farias, ao lado do governador do RN Robinson Faria, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e a senadora Fátima Bezerra



Um comentário: